ELEMENTOS DE SEGURANÇA
A JORNADA DO EURO
A história e a evolução
do euro
Quando a União Europeia foi fundada em 1957, os países da UE concentraram-se na construção de um mercado comum. Contudo, com o tempo, tornou-se evidente que era necessária uma maior cooperação económica e monetária para assegurar o desenvolvimento do mercado e da economia europeia.
Em 1991, os Estados-Membros aprovaram o Tratado da União Europeia (Tratado de Maastricht) e decidiram que a Europa teria uma moeda forte e estável no século XXI.
O percurso da moeda única começou a 16 de Dezembro de 1995.
Em 2013 foi anunciado pelo BCE a entrada de uma nova série de notas, a série “Europa”. Esta segunda série de notas contém elementos de segurança melhorados, que garantem a segurança das notas e mantêm a confiança do público na moeda.
A segunda série de notas de euro é designada “Europa”, porque dois dos seus elementos de segurança incluem um retrato de Europa. Esta figura mitológica grega foi incluída nas novas notas de euro pela sua ligação com o continente europeu. A imagem da deusa Europa foi retirada de um vaso pertencente à coleção do Museu do Louvre, em Paris.
A deusa europa:
A SEGURANÇA DO EURO
Curiosidades:
O euro é a segunda maior economia do mundo.
Ao fraccionar uma moeda de euro conra uma parede, esta risca a parede.
A cada país corresponde uma letra diferente no número de série.
Ao somar o número de série das notas de euro, o resultado será sempre múltiplo de 9.
ENTRE EM CONTATO